terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Corrigindo erros ao criar o projeto no Rails

Olá galera,

Na postagem Instalando Ruby on Rails 3.2.9 no Ubuntu 12.04, foi citado o passo a passo da instalação.

Se você está utilizando uma versão recém-instalada do Ubuntu, é bem provável que esteja faltando alguns pacotes que vamos precisar para criar o nosso projeto Rails.

Após criar o projeto através do comando rails new meu_projeto, o comando bundle install será executado. O bundle e o arquivo Gemfile compõe o Bundler que é um gerenciador de dependências da sua aplicação.

Por padrão, o banco utilizado no Rails é o SQLite. Caso você não possua ele instalado, no momento de instalar a gem sqlite3 dará um erro. Para corrigir o problema, vamos instalar o SQLite e de quebra uma interface de administração chamada Sqliteman

sudo apt-get install sqlite3 libsqlite3-dev sqliteman

Ainda no terminal no diretório onde nosso projeto foi criado, vamos executar novamente o comando abaixo para concluir a instalação.

bundle install

Um outro problema que pode ocorrer é quando vamos iniciar o WEBrick, o servidor web padrão do Rails. Se você executar o comando rails server ou rails s e estourar o erro abaixo é porque necessita de mais um pacote.

/usr/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/execjs-1.4.0/lib/execjs/runtimes.rb:51:in `autodetect': Could not find a JavaScript runtime. See https://github.com/sstephenson/execjs for a list of available runtimes. (ExecJS::RuntimeUnavailable) ...

Isso ocorre porque a gem execjs precisa do Node.js. Então vamos instalá-lo:

sudo apt-get install nodejs

Bem pessoal, como diz um grande amigo: "É isso que tinhamos para hoje". Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário