segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Trabalhando com Openlayers e Mapserver no Windows

Olá galera,

Esse post é atendendo a solicitação de uma leitora aqui do blog, nossa amiga Fernanda Franciele. Não vou entrar em muitos detalhes sobre os códigos porque não é o foco. Quem tiver interesse em saber mais, pode ler o post Criando e exibindo um WMS com MapServer, PostGIS e Openlayer.

Vamos começar com a instalação do MS4W. Faça o download do instalador ms4w-3.0.6-setup.exe no link http://www.maptools.org/ms4w/index.phtml?page=downloads.html e instale conforme as telas abaixo.

Após a instalação, adicionaremos a projeção do Google que não vem por padrão. Abra o arquivo epsg com o bloco de notas que se encontra no diretório abaixo.

Inclua o código abaixo na última linha.

# Google Maps
<900913> +proj=merc +a=6378137 +b=6378137 +lat_ts=0.0 +lon_0=0.0 +x_0=0.0 +y_0=0 +k=1.0 +units=m +nadgrids=@null +no_defs <>

Abaixo segue a organização dos arquivos criados no MS4W.

Você pode fazer o download do arquivo utilizado AQUI. A diferença dele pra o post Criando e exibindo um WMS com MapServer, PostGIS e Openlayer é que estou utilizando um shapefile ao invés do banco e não estou utilizando labels no mapa.

O resultado final deve ter ficado como abaixo.

Espero ter ajudado aos usuários que trabalham com o Windows.

Grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Bom dia Benicio,

    Testei e funcionou perfeitamente!!! Muito obrigada pela ajuda e compreensão e parabéns pelo post, estarei aguardando novidades sobre OpenLayers.

    Fernanda Franciele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Bom que conseguimos resolver o problema. Em breve estarei postando alguma coisa sobre o Openlayers 3.

      Abraço

      Excluir