sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sublime Text 2 no Ubuntu 12.10

Olá galera,

Há uns dias atrás, meu amigo Biguá comentou comigo sobre um framework em PHP chamado Laravel. Como não o conhecia, resolvi estudar para fazer uma avaliação.

Até o presente momento, estou gostando muito do que estou vendo e em breve devo postar alguma coisa. Mas porque contei sobre o framework ?! Foi vendo os vídeos dele que percebi como os desenvolvedores preferem utilizar o Sublime Text 2 como editor por possuir vários recursos. Decidi utilizá-lo já que possui vários pacotes para diversas linguagens e frameworks.

O primeiro passo é fazer o download no site http://www.sublimetext.com/2. Baixe a versão de acordo com o Ubuntu que você estiver utilizando. No meu caso, como é uma versão 64 bits, fiz o download da versão correspondente.

Após fazer o download, vamos descompactar e renomear o diretório gerado para SublimeText2.

Utilizando o terminal, moveremos o diretório SublimeText2 para /usr/lib. Segue abaixo o comando utilizado aqui no meu caso.

sudo mv /Downloads/SublimeText2 /usr/lib/

Para chamar o Sublime via terminal, criaremos um link simbólico para o diretório /usr/bin.

sudo ln -s /usr/lib/SublimeText2/sublime_text /usr/bin/sublime

Próximo passo é criar um lançador para Unity.

sudo gedit /usr/share/applications/sublime.desktop

Copie e cole o código abaixo no arquivo sublime.desktop.

[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Sublime Text 2
GenericName=Editor de Texto 

Exec=sublime
Terminal=false
Icon=/usr/lib/SublimeText2/Icon/48x48/sublime_text.png
Type=Application
Categories=TextEditor;IDE;Development
X-Ayatana-Desktop-Shortcuts=NewWindow 

[NewWindow Shortcut Group]
Name=New Window
Exec=sublime -n
TargetEnvironment=Unity

Após salvar o arquivo, vamos fazer uma busca como na imagem abaixo.

Com o Sublime aberto, instalaremos o Sublime Package Control. Vá no menu View->Show Console, copie e cole o código abaixo.

import urllib2,os; pf='Package Control.sublime-package'; ipp=sublime.installed_packages_path(); os.makedirs(ipp) if not os.path.exists(ipp) else None; urllib2.install_opener(urllib2.build_opener(urllib2.ProxyHandler())); open(os.path.join(ipp,pf),'wb').write(urllib2.urlopen('http://sublime.wbond.net/'+pf.replace(' ','%20')).read()); print('Please restart Sublime Text to finish installation')

Após inserir o código como na imagem acima, podemos dar um ENTER. Teremos a tela seguinte solicitando que reiniciemos o Sublime.

Com o Sublime aberto novamente, usaremos o atalho Ctrl+Shift+P. Surgirá uma lista de opções, escolha a Package Control: Install Package.

Um lista de repositórios será carregada e você poderá instalar os pacotes de seu interesse.

Nas imagens abaixo, você pode notar no rodapé do Sublime os pacotes sendo instalados e sem seguida a mensagem de sucesso.

Instalei alguns pacotes para desenvolver com o Laravel. Agora, o Sublime já fornece um autocomplete usando recursos do framework e exibe uma highlight para o código. Abaixo temos a imagem de uma engine de template do Laravel conhecida como Blade. Note que a sintaxe usada por ele já foi "identificada" pelo Sublime.

Bem pessoal, espero que a dica tem sido útil. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário