quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Autenticação e ACL com Laravel 4.1 - Parte 1

Olá galera,

Hoje daremos início a uma série de vídeos tutoriais onde abordaremos sobre autenticação e ACL com Laravel 4.

Antes de iniciarmos, será necessário que você faça o download do código que iremos utilizar clicando aqui.

Nesse primeiro vídeo, vamos mostrar a aplicação sendo acessada sem nenhum controle. Somente nos próximos vídeos, adicionaremos um login, uma senha e perfis de usuários. Vamos seguir também o modelo de dados conforme a figura abaixo.

Recomendo que a visualização do vídeo seja feita em alta resolução, de preferência em HD, por conta dos códigos exibidos.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

24 comentários:

  1. Show de bola! Obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  2. Quando clico no menu veículo aparece Page Not Found, o que pode estar causando isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio,

      Acredito que o problema pode ser na rota, no controller ou na view. Seria bom você dar uma verificada nesses "caras".

      Um abraço

      Excluir
  3. Bom dia!
    Benicio! No laravel quando preciso pegar os dados de um arquivo do model devo requisitar $post = Post::all(), o arquivo é models/post.php, minha duvida é na linha 31 do link https://github.com/sseffa/sf_cms/blob/master/app/Sefa/Repositories/Article/ArticleRepository.php onde esta o arquivo config.php? valeu um abraço

    nelsonphp.omesmo@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Opps!!! Benicio, uma pequena alteração na pergunta anterior, na realidade minha duvida é na linha 29 até 33, https://github.com/sseffa/sf_cms/blob/master/app/Sefa/Repositories/Article/ArticleRepository.php , estou usando esses codigo para aprendizado.
    Obs. Seu videos são excelente, parabens pela sua iniciativa....sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson,

      Valeu aí por acompanhar o blog. Se você notar ele está chamando o código $config = Config::get('sfcms');. No Laravel, esse tipo de chamada está se referindo ao arquivo sfcms.php que se encontra na pasta app/config (https://github.com/sseffa/sf_cms/blob/master/app/config/sfcms.php). A partir daí, ele consegue carregar informações como registros por página.

      Um abraço

      Excluir
    2. Pensei que Config, fosse o nome do arquivo, e sfcms fosse alguma função tipo public function sfcms(). então posso chamar uma pasta e arquivo desta maneira? $config = NomedaPasta::get('NomedoArquivo'); valeu pela dica

      Excluir
    3. Olá Nelson,

      Esse código é para os arquivos de configuração. Então a forma como você sugeriu não vai funcionar.

      Um abraço

      Excluir
  5. Olá,
    como faço para adaptar este projeto para postegre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edlaine,

      O processo é bem simples. Basta você ir em app/config/database.php e alterar o conexão para o driver do pgsql. Vale ressaltar que vc precisa configurar para os parâmetros do seu banco.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Fiz este projeto http://www.codegeo.com.br/2014/02/autenticacao-e-acl-com-laravel-41-parte.html perfeitamente no mysql mas quando mudo para postgres dá erro, só consigo autenticar mas as outras funcionalidades dá erro

      Excluir
    3. Teria como você adicionar algum tipo de erro que está ocorrendo? Fiz no MySQL exatamente porque não há nenhuma particularidade utilizada no código.

      Excluir
  6. Como posso criar um método para alteração de senha do usuário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edlaine,

      No terceiro vídeo dessa série tem um exemplo de cadastro e alteração de usuário. Você pode conferir no link http://www.codegeo.com.br/2014/02/autenticacao-e-acl-com-laravel-41-parte_16.html

      Excluir
  7. Olá Benecício, eu comecei a fazer seu tutorial de ACL, baixei o código base que você disponibilizou, ao abrir está aparecendo uma mensagem de erro em uma das dependências do projeto.
    Deprecated: ini_set(): Use of mbstring.http_output is deprecated in /var/www/vendor/patchwork/utf8/class/Patchwork/Utf8/Bootup.php on line 69

    Sabe me informar como faço pra resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimi,
      Esse problema parece estar ligado a versão do PHP. Qual a versão que você está usando? Se for a versão 5.6 dê uma olhada no link http://docs.php.net/manual/en/migration56.deprecated.php

      Um abraço

      Excluir
  8. Perfeito Benicio vou dar uma olhada nesta documentação e tentar solucionar o problema, depois aviso aqui se consegui solucionar o problema. Obrigado! O conteúdo do seu site é fantástico.

    ResponderExcluir
  9. Benício resolvido, substituí este método ini_set('mbstring.http_output', 'pass');
    por este ini_set('mb_output_handler', 'pass'); e o erro pelo menos sumiu, vamos ver agora se não vai afetar mais nada

    ResponderExcluir
  10. agora meu problema está sendo outro Benicio, a rota veículos não está funcionando, o browser retorna The requested URL /veiculo was not found on this server.

    já criei outras rotas de testes apontando para um método retornando uma mensagem qualquer, mas tipo tudo que é rota depois da '/' o servidor não reconhece, eu ativei o modulo rewrite pensando que talvez houvesse a necessidade mas não resolveu, estou usando o código que baixei no link que você disponibilizou no post, sabe me dizer talvez se é alguma configuração que preciso adicionar no apache.conf ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimi,

      Isso é problema e configuração sim. Dá uma olhada se você executou todos os passos como descrevo no link http://www.codegeo.com.br/2013/01/instalando-apache-2-e-php-5-no-ubuntu.html.

      Abraço

      Excluir
  11. na verdade eu utilizei o vagrant pra criar uma vm, habilitei as configurações tudo no phansible quando fiz a criação do meu vagrant file, mas depois eu entrei na vm via ssh e instalei o rewritemod vou criar um vagrant file sem sem configuração nenhuma vou acessar via ssh e configurar na mão seguindo seu tutorial. Depois mando um feedback.

    ResponderExcluir
  12. Olá Benício blz? Quando tiver um tempo poderia atualizar esse tutorial para o Laravel 5.1... seria show de Bola!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ibernô,

      Estou preparando um material que envolva Laravel 5.1 e Geo. Em breve devo iniciar uma nova série.

      Um abraço

      Excluir