quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Shapefiles do Brasil atualizados

Olá galera,

Conforme prometido, estou disponibilizando shapefiles do Brasil atualizados. Os shapes foram disponibilizados dia 09/12/2014 e retirados do FTP do IBGE.

Estou disponibilizando somente alguns já que o tamanho do arquivo original era bem grande. Separei em arquivos compactados e com os nomes dos shapes para facilitar o download.

Através do link https://1drv.ms/f/s!Aq1Z5mSs_16MjU6CWivY-M5iTmpI, é possível realizar o download dos seguintes shapes: país, municípios (5.570), estados, capitais, cidades e vilas.

Caso esteja necessitando ou possua um shapefile que considere importante para a comunidade, entre em contato conosco.

Um grande abraço e até a próxima.

39 comentários:

  1. Fala Benício! Boa iniciativa e já estou compartilhando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luís,

      É uma HONRA poder contar com sua presença aqui no blog. Como você pode ver seu incentivo pegou hehehehehehe.

      Em 2015 vamos conversar sobre alguns projetos.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Olá Benicio,

    Estou precisando dos estados brasileiros separados, com seus respectivos municípios. Sabe onde posso encontrar? ou vou precisar dividir pelo mapa geral do brasil? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Infelizmente eu não sei onde você pode encontrar esses shapes. A solução vai ser essa mesmo que você mencionou.

      Abraço

      Excluir
    2. ibge va em malhas territoriais/municipios/ufs tem por anos. https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html

      Excluir
  3. Há algum shapefile com a divisão de zonas eleitorais das capitais?

    ResponderExcluir
  4. Voce sabe onde posso acha um shapefile de mapa geológico do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas,

      Talvez nos links abaixo você encontre alguma coisa.

      https://sosgisbr.com/2016/04/20/mapa-geologico-simplificado-do-brasil-geobank/

      http://www.dpi.inpe.br/amb_data/Shapefiles/Geologia%20-%20CPRM/

      http://geobank.cprm.gov.br/pls/publico/geobank.download.downloadVetoriais?p_webmap=N&p_usuario=1

      Abraço

      Excluir
  5. Benício primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho, é realmente louvável você dispor do seu tempo para estar ajudando outras pessoas. Gostaria de saber se você pode me ajudar com refinamento de dados climáticos georreferenciados usando o python no ArcGIS ou no QGIS. Sei manipular o ArcGIS mas entendo quase nada sobre linguagem de programação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu trabalho com QGIS mas não sei se consigo te ajudar, já que nunca utilizei Python com ela.
      Abraço

      Excluir
  6. Prezado Bebicio, Boa tarde. AO fazer as análises que preciso aqui para uma atividade da unicamp no phillcarto, eu dei um comeando para abrir os arquivos com extensao shp. no bloco de notas e assim eueu nao consigo fazer nenhma analise que preciso com os programas que precisam do arquivo shp de fundo. Vc tem ideia de como posso reveter isso. Não consigo fazer com que ele abra com outro arquivo por não ter o programa e nem saber quals programa pode reverter isso. Preciso de uma um caminho caso vc possa me ajudar. Agradeço muito. Abraços. Dag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia limadm,

      Para abrir shapefiles você precisa utilizar programas específicos. Tem softwares proprietários como o ArcGIS e gratuitos como o gvSIG e Quantum GIS.

      Abraço

      Excluir
  7. Parabéns pelo site! Eu só gostaria de saber se você tem um shapefile para os 5507 municípios do Brasil (ano 2000) em que o código que especifica o município tenha 7 dígitos? O que eu encontrei na internet tem 6 dígitos e então eu não consigo concatenar meus dados. Vi que seu shapefile pra 2010 tem 7 dígitos. E no site do IBGE, para o ano 2000, também são 7 dígitos. O problema é que no site do IBGE os chapes estão separados por estado e eu não consegui sozinho unir esses shapes para formar o Brasil. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Você pode usar esse shapefile mesmo que você encontrou. Para você ligar com o que você tem, basta suprimir o último dígito código da sua massa de dados e fazer o JOIN. Espero ter ajudado.

      Abraço

      Excluir
    2. Mas isto não pode acarretar em duplicidade de código para municípios diferentes? E também é certeza que os códigos são semelhantes, apenas com o último dígito adicional? Obrigado!

      Excluir
    3. Olá,

      Não há duplicidade. Pode suprimir o último dígito e fazer um COUNT DISTINCT para conferir a quantidade.

      Abraço

      Excluir
    4. Em um assunto paralelo: você saberia me dizer se existem malhas de municípios mais antigas? Por exemplo, 1970, 1980, 1991 (para usar com dados dos censos desses anos).

      Excluir
    5. Infelizmente eu desconheço a existência de tais dados.

      Excluir
  8. Benicio nos arquivos tipo shap que estão zipados cidades, municipios capitais estados. Tem o arquivo tipo shap para cada estado com as respectivas cidades? Eu nao abri os aqrquivos por nao ter o programa para ver. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde limadm,

      No site não shapes de Estados separados, mas utilizando o QGis é possível obter esses mapas a partir dos mapas de municípios.

      Abraço

      Excluir
    2. O que imaginei, mas o que eu preciso é apenas dos geocodigos em um arquivo shape e eu trabalho isso produzindo varios mapas a partir de informações e indicadortes sociais e economicos. obrigado mesmo assim.

      Excluir
    3. Tranquilo limadm,

      Caso tenha interesse em gerar tais shapefiles, fiz um curto vídeo https://youtu.be/8acZi-yPSVg explicando como fazer.

      Grande abraço

      Excluir
    4. Benicio tenho total interesse em geral shapefiles. isso para ,imhas pesquisas seria incrível. Vou ver o tutorial sim. Obrigado mesmo cara. Abraços

      Excluir
  9. Bebicio, bom dia. obrigado pelo video dos arquivos shapes ajudou muito. Para que eu podeese fazer os meus arquivos shapes eu preciseo instalar o qgiz (eu nao tinha) entrei na home e fiz a instalação. o problema é que o instalador nao conclui a instalação. Fica a tela de instalação correndo a instalação e a mensagem dpara aguardar a instalaçã. ja esperei por horas e nada do instalador terminar a isntalção. Vc sabe o que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia limadm,

      Eu uso Linux aqui e instalo direto do repositório então nunca tive problemas com a instalação.

      Se vc tiver com Windows seria bom verificar a versão.

      Abraço

      Excluir
  10. Obrigado, vou fazer isso. Na verdade fiz de outra forma e deu a mensagem não foi possivel encontrar C:\Program Files (x86)\QGIS 2.18\postinstall.log. Vou ver onde peego. De qualquer forma obrigdo mesmo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Primeiramente obrigado por disponibilizar esses arquivos vetoriais. Saberia me dizer a URL exata onde encontro o shape de vilas?
    Muito obrigado desde já,
    Renato Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo,

      Infelizmente não me recordo da URL exata. Procurei aqui mas não consegui localizar porque o IBGE está sempre alterando a estrutura de diretórios.

      Abraço

      Excluir
  12. Boa tarde!
    Você saberia me informar onde posso encontrar shapefiles de municípios individuais do brasil? Por exemplo, da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Guilherme,
      Acho meio complicado ter esses shapefiles. Normalmente, quando se precisa desse tipo de informação, utiliza-se o shapefile dos municípios e extrai-se o município utilizando um software como o QGIS por exemplo.

      Excluir
  13. Benício boa noite, Estou usando o phill carto para fazer uns mapas e baixei os arquivos shapes daqui e tbm do ibge. O problema é que consigo fazer o mapa dos municipios e estados mas das capitais eu nao estou conseguindo da a mensagem de "o arquivo mapa de base nao possui nenhuma camada P, L ou S. ou o arquivo AI9-AI11 esta comprimido: grave-o sem compressão com AI" soq ue nao ta comprimido eu rodo o mapa nomelamente com os estados e municipios mas com as acpitais nao roda. Vc sabe explicar porque? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,
      Não conheço essa ferramenta que você está utilizando. Agora o problema parece estar relacionado ao tipo de geometria selecionado ao se montar os mapas. Estados e municípios são polígonos, já os de capitais são pontos. Dê uma verificada se o tipo para montar o mapa está correto.
      Abraço

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Benício, excelente iniciativa!
    Gostaria de saber se você tem informações sobre parques urbanos. Vetor de parques nas cidades do Brasil, pelo menos para as capitais federais. Sou de BH e nosso município possui uma base oficial, porém estou dificuldade de encontrar outras fontes.

    Agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Denise,
      Infelizmente não tenho essas informações. Por serem muito específicas acredito que somente as prefeituras devem possuir.
      Abraço

      Excluir
  16. Olá Benício, ótima iniciativa. Você teria o shapefile com os municípios para o ano de 1970?
    Abrços

    ResponderExcluir